Estudos


Obs. Caro leitor, neste espaço do blog, disponibilizaremos alguns estudos toda semana, depois nós substituiremos os estudos para facilitar aos leitores do blog, fique atento aos estudos semanais e pode copiar os estudos porém deixando clara a sua autoria, e também você pode sugerir os assuntos para que possamos disponibilizar-los para você e sua igreja ou célula.  
Grato, Pr. Eider Menezes.


7 Atitudes para uma vida de fracasso

Texto: Pv.6.16-19

Introdução: O Espírito de Deus através do sábio Salomão nos mostra sete atitudes que levam uma pessoa a uma vida de fracasso por causa de dois principais fatores: O primeiro é por causa de uma lei de Deus chamada “lei da semeadura” que é o que o homem plantar ele vai colher (Gl.6.7). E o segundo é que quando o homem comete qualquer destas atitudes ele faz com que Deus se lembre do pior adversário do homem “satanás”.

1º ) OLHOS ALTIVOS (altivez, orgulho, soberba).
1 – Em primeiro lugar ele falou olhos altivos, pois os olhos são a janela da alma, a lâmpada do corpo (Mt.6.22-23; 1Jo.2.16).
2 – O que é orgulho? Alto conceito que se faz da própria pessoa ou de algo ligado a si mesmo; arrogância; amor próprio exagerado.
3 – Deus odeia porque é a mesma atitude que fez com que Lúcifer fosse expulso do seu posto “Querubim ungido da guarda”.  
4 – A Bíblia nos mostra que o altivo é destruído (Pv. 16.18; 2Sm.22.28; Sl.18.27.

2º) LÍNGUA MENTIROSA (mentiroso, enganador, trapaceiro).
1 – Ela fala língua, porque todo engano e mentira, nasce no coração, porém consuma-se na língua (Tg.1.15, 26; 3.5-12).
2 – Deus odeia o mentiroso, pois esse faz com que Ele lembre-se de satanás que é o pai da mentira; logo todo mentiroso torna-se filho de satanás (Jo.8.44).
3 – O mentiroso será destruído (Sl.5.6; Pv.19.5; Ap.22.15).
4 – Algumas características dos mentirosos (1Jo.2.4, 22; 4.20).

3º) MÃOS QUE DERRAMAM SANGUE INOCENTE (assassinos, homicidas, que provocam a morte de outros).
1 – Esta definição tem pelo menos Três sentidos diferentes, físico, emocional e espiritual.
Assassino Físico – É aquele que tira a vida de outra pessoa, interrompendo a existência de uma pessoa neste mundo físico ou material.
Assassino emocional – É aquele que destrói ou acaba com a vida de outra pessoa através de gestos egoístas, palavras e etc. Sendo que na maioria das vezes, esta pessoa ainda tem a chance de voltar a viver.
Assassino espiritual – É aquele que destrói a vida de alguém que está se aproximando de Deus e da vida eterna; este é tão terrível quanto os demais, pois além de destruir a vida de alguém nesta terra ele ajuda a condenar alguém à morte eterna “lago de fogo”.  
2 – É uma característica do diabo (Jo.10.10).
3 – Todo homicida será lançado no lago de fogo (Ap.22.15).
4 – Característica dos homicidas (1Jo.3.15).  


4º CORAÇÃO QUE MAQUINA PROJETOS INÍQUOS (projetos pecaminosos, sujos, maus)
1 – O coração é responsável pelos projetos, sonhos e perspectivas da vida se o coração não está em perfeita ordem para tais coisas a vida será uma completa desordem. (Pv.4.23)
2 – É no coração que nasce todo tipo de pecado e iniqüidade contra Deus, o próximo e nós mesmos. (Mt.15.19)
3 – O coração é o campo em que o diabo vai tentar minar para destruir um filho de Deus, uma vez  o coração cheio a queda é quase inevitável. (At.5.3)
4 – Deus sonda os corações para galardoar ou condenar, ninguém consegue enganá-lo. (Pv.21.2; Ap.2.23)  

5º PÉS QUE SE APRESSAM EM CORRER PARA O MAL (envolver-se sempre com o errado, no que transgride, com coisas ruins, más companhias, confusões...)
1 – Não basta somente se apartar do mal, mas também daquilo que tem aparência do mal.(1Ts.5.22)
2 – Deus recompensa aquele que se aparta do mal. (Rm.12.9-20)
3 – Quem pratica o mal não conhece a Deus. (3Jo.11)

6º TESTEMUNHA FALSA OU MENTIROSA (aquele que acusa injustamente, levanta-se sem certeza contra outro...)
1 – Toda testemunha sem prova é falsa, perante a lei dos homens e de Deus. (Mt.18.16)
2 – Ele será condenado pelo próprio Deus. (Pv.19.5; 24.28)
3 – É uma característica do próprio satanás que é o nosso acusador.(Ap.12.10)

7º O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS (O contendeiro, que tem espírito faccioso, que divide, que planta discórdias, intrigas...)
1 – Esse a palavra não diz que Deus o odeia, mas sim que Deus o abomina.
“abominar”= detestar, aborrecer, execrar, repelir com horror, amaldiçoar.
2 – O que ama a contenda será arruinado. (Pv.17.19)

            Portando, conhecendo agora, todos os malefícios destas atitudes, concluímos que é bem melhor obedecer do que sacrificar e que possamos atentar para o conselho do salmista no Sl.34.14 “Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-á”.
            Que Deus nos abençoe ricamente e nos livre de tais atitudes, guardando sempre o nosso coração na sua santíssima Palavra, cobrindo-nos com seu sangue e nos guardando no seu esconderijo, bem debaixo das sua asas.

Pr. Eider Menezes (Igreja OBPC Leopoldina-MG)


_____________________________________________________________



A Oração eficaz

"O que vou fazer, então? Vou orar com o meu espírito, mas também vou orar com a minha inteligência; vou cantar com o meu espírito, mas também vou cantar com a minha inteligência." 1 Co 14:15



"Os Passos da Oração são Sete”

O primeiro é a confissão.

Se quer que fogo do Céu caia, comece confessando quem é Deus.Comece reconhecendo quem Deus é. Abraão o chamou de "o Senhor, o Deus altíssimo, o que possui os céus e a terra "
(Gen. 14:22). Comece por declarar o poder do Todo poderoso. Elias começou sua oração no Monte Carmelo com as palavras: Senhor, Deus de Abrão, de Isaque e de Israel" (1 Rs 18:36).

O nível seguinte da oração é a súplica.

Simplesmente "apresente seu pedido ao Senhor". Este passo é infelizmente aquele que as pessoas costumam passar tempo demais. Toda a sua vida de oração parece concentrar-se em necessidades e desejos. É claro que os seus problemas pessoais são dignos de atenção de Deus, mas depois de falar deles, não está na hora do "Amém". O melhor ainda está por vir.

O terceiro passo é a adoração. (Adore-o em entendimento e em espírito)

Esse deve ser um período de absoluta beleza e culto. Amá-Lo. Adorá-Lo. Ele pode começar com as palavras "Jesus, eu Te amo". Repentinamente, você sente a presença do Espírito Santo e horas mais tarde olha no relógio e não acredita que o tempo passou tão depressa.

Quarto, há um tempo de intimidade.

Ele é quase cheio demais de amor, de sagrado, de beleza, para ser descrito. Houve ocasiões em que, envolvido na oração, senti como se o Senhor estivesse comigo acariciando a minha testa. Era como se o Senhor estivesse dizendo, _ Obrigado, estou contente por me achar na sua companhia.
Lembre-se, o Espírito Santo jamais irá forçar a Sua presença sobre você. Ele não faz exigências quanto a sua vida de oração. Mas se você disser, _ Ajuda-me a orar, Ele está pronto para responder. A intimidade não é um ponto para começar. Nem é possível passar por cima dos primeiros passos para chegar a este.

O quinto nível da oração é a intercessão

Jesus disse que o Espírito nos revelaria coisas. Quando você convida o Espírito para ajudá-lo a orar, Ele não focaliza suas necessidades e desejos egoístas. Nada disso! O foco é externo. Mas não pense que esse é um período de alegria e adoração.
Quero advertir a você. É impossível chegar ao ponto de intercessão num piscar de olhos. Ela não vem instantaneamente, por ser associação com Deus que requer um relacionamento profundo e intensamente pessoal. O Espírito Santo guia a sua vida de oração passo a passo. Isso não aconteceu comigo no primeiro dia, no segundo ou no terceiro. Levou pelo menos seis meses para que eu entrasse nas profundezas da oração. A Escritura nos ensina que se fomos fiéis nas pequenas coisas, Deus nos dará mais. É isso que Ele faz. Ele é o Pai perfeito. O mestre perfeito.

O sexto passo na oração é o agradecimento

Paulo escreveu: "Graças a Deus que nos dará a vitória por intermédio do nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Co 15:57)

Por último, o sétimo passo na oração é o louvor.
Algumas vezes eu canto. Outras falo em linguagem espiritual. Mas do fundo do meu ser minha atitude é de louvor total. É a forma mais pura de louvor que experimentei."


Por. Pr. Eider Menezes
Texto extraído do Livro BOM DIA ESPÍRITO SANTO , do autor BENNY HINN.



_______________________________________________________________



O que precisamos saber sobre as emoções

Texto: 1 Ts.5.23

Alma - sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções.

Emoção – Perturbação súbita causado por um sentimento, medo, alegria e etc. podendo ser tanto positiva quanto negativa

1 – Todos nós temos emoções, a diferença é como reagimos a elas.
A - Faz parte do caráter de uma pessoa ser mais emotiva do que outras.

2 – Você é responsável por condicionar e controlar suas emoções.
A - Nós escolhemos que sentimentos irão dominar nossas emoções.
B - É a falta de controle das emoções que resultam em perturbações e desordens mentais.

3 – Tenha suas emoções perturbadas
A - Ande segundo o mundo
B - Ande segundo a carne, pecado
C - Dê lugar ao diabo (ele veio roubar matar e destruir)
D - Condicione a fatores externos suas emoções

4 – Controle e domine sobre suas emoções
A - Fortaleça-se no espírito.
B - Procure ajuda para vencer traumas e marcas do passado.
C - Deus através da sua palavra liberta e nos faz vencermos todo desajuste emocional.            (1 Jo.4.18)



Pr. Eider Menezes (igreja OBPC Leopoldina-MG)



____________________________________________________________



Os 3 principais propósitos da igreja

Texto Base: Jo.4.23.
Base de Apoio: Mc.12.30-31.


1 – Adoração. (Jo. 4. 23), (que no seu sentido mais amplo quer dizer servir com temor reverente).

            Talvez seja o mais fácil ou o mais exercido porque fala de adoração de busca constante pela presença do Senhor, não vamos entrar em méritos sobre qual adoração é correta o objetivo da mensagem não é este, e sabemos que cada igreja, ministérios, comunidades, pessoas, grupos ou até mesmo os incrédulos tem a sua própria adoração a Deus.

            Uma igreja tradicional vai a adorar a Deus conforme seu costume e sua doutrina a mesma coisa acontece com os renovados e os pentecostais.

            A mulher samaritana questionava o Senhor Jesus sobre onde deveria acontecer a adoração a Deus e Ele respondeu: Jo. 4.23 “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Ou seja adoração não seria mais em lugares específicos como Jerusalém ou nos montes e sim em todo o mundo porque não importa seu estilo de adoração mas o que importa é que seja feita em espírito e em verdade.

            Nós seres humanos fomos criados para adorar a Deus e como diz o Salmo 96.2-3“Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação, Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.
            Somos adoradores de Deus isso é o que mais importa neste propósito. Podemos adorar a Deus com cantos, anunciando as suas maravilhas, com danças, com gestos, com teatro, com tantas outras coisas que seria quase impossível definir a verdadeira Adoração. Mas quando você for para a igreja vá para adorar ao Senhor porque Ele é bom.

2 - Manter Comunhão uns com os outros. (I Jo. 1.7), (estar em unidade, união de propósitos, de pensamentos, de objetivos).

            O Apóstolo João disse: I Jo.1.7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

            Esse propósito é uma das definições de culto a Deus manter comunhão é o nosso propósito é a nossa essência, como poderemos salvar um mundo perdido se não conseguimos manter comunhão entre nós mesmos. Como manter comunhão se não oramos uns pelos outros.
           
Esse propósito define quem somos, uma Igreja unida ou uma Igreja dividida.

            É muito ruim quando você congrega em igreja que tem as famosas panelinhas, ou os grupinhos.

            A desunião é a maldição das igrejas de hoje, imagine os jovens não aparecem nos culto de oração, as mulheres não aparecem na escola bíblica dominical, os obreiros não vão aos cultos da mocidade. Então quando chega o culto de domingo, estão todos lá como se nada tivesse acontecido como se a comunhão não fosse abalada, mas na verdade não existe comunhão.

            Como você sabe se sua igreja não é unida? É simples a resposta, quando você ver falta de colaboração nas festividades entre os próprios irmãos da igreja isso é um sinal que não há comunhão na igreja. A forma que a igreja recebe os visitantes também demonstra sua comunhão.

           
O Senhor Jesus Cristo disse: Mc.12.31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
            Temos que amar uns aos outros, esse é um mandamento, quando a amor na igreja, a comunhão é uma conseqüência. No congresso de jovem você vê as irmãs empenhadas em trazer seus filhos, no congresso de mulheres os jovem fazer o possível para trazer a suas mães, ou seja quando a comunhão automaticamente crescer o amor entre os irmãos e o Senhor Jesus diz a nós Jo.13.35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

Na Palavra de Deus está escrito em Romanos 13.8” A ninguém devais coisa alguma se não que ameis uns aos outros”.

            Quero te fazer lembrar que amor engloba várias coisas entre tantas o cuidar é uma delas quem ama cuida, e quando você cuida da comunhão promovendo eventos que uni os irmãos então Cristo agradece com uma harmonia entre a Igreja e o Espírito Santo, trazendo um amor pelos não cristão.

            Quando conseguimos cumprir o segundo propósito o terceiro passa a ser uma tarefa prazerosa, amar os perdidos, se preocupar com a salvação deles alegra o coração de Deus.

3 - Fazer discípulos. (Mt.28.19 – 20), (ensinar, levar o conhecimento de Deus e da sua Palavra a outras pessoas).

            Antes de você sair para evangelizar você deve se fazer as seguintes perguntas:
            Como era minha vida antes de conhecer Jesus. Como percebi que precisava de Jesus.
            Como comprometi minha vida com Jesus. A diferença que Jesus faz em minha vida.

            Vão e façam discípulos: você foi feito para uma missão; então o terceiro propósito da igreja é compartilhar a mensagem de Deus por meio da Evangelização. At. 1.8 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia, Samaría e até os confins da terra”. Você deve compartilhar três mensagens de Deus para o Próximo 1. A mensagem da Cruz; 2. Seu testemunho de transformação; 3. Suas experiências com Deus.

1. A Mensagem da cruz. Não pode ser teológica, nem tão pouco teses pessoais, nunca opinião própria e sim a mensagem verdadeira Cristo morreu para perdoar pecados e ressuscitou para de dar a vida eterna. I Jo.1.7 “mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado”.


2. Seu testemunho de transformação. Conte a história de como você iniciou seu relacionamento com Cristo. Sua história de vida. As boas novas, a mensagem da Salvação. Rm.10.9 “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre
os mortos, será salvo”.


3. Suas experiências com Deus. Por exemplo: a primeira vez que você sentiu a presença do Espírito Santo, as experiências com Deus com
livramentos, bênçãos, alegrias, etc.


            Que Deus abençoe a todos nós e que o Espírito Santo nos ajude a cumprirmos esses propósitos na sua igreja.

Pr. Eider Menezes (Igreja OBPC Leopoldina-MG)